sábado, 17 de novembro de 2012

Principais formas do relevo

Relevo 

O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela superfície da Terra. Essas formas são definidas pela estrutura da Terra combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.
As rochas sofrem processos de erosão que podem ser : Internos ou Externos.

Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crosta terrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície. Internos: movimentos das placas tectónicas, vulcanismo e abalos sísmicos; Externos: tempestades, águas correntes, vento, mar, gelo, seres vivos, entre outros.
Fonte: http://geoconceicao.blogspot.pt


Planície





Uma planície é um campo ou um terreno sem altos e baixos. Trata-se, portanto, de uma superfície plana que se caracteriza pela sua igualdade.
Entende-se por planície toda e qualquer área geográfica plana ou cuja ondulação seja inferior a 150 metros de altura em relação ao nível do mar.

Planalto




O termo planalto é a junção de “plano” e “alto”. Trata-se de uma superfície plana que se encontra situada a uma altura (altitude) considerável relativamente ao nível do mar. Estes planos elevados podem surgir pela acção das forças tectónicas ou pela erosão do terreno.


Montanha



A montanha é uma forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada (com altura superior a 300 m) e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que a cercam. 
Fonte: http://www.verbetes.com.br/def:112076

Vale 




Um vale é um desnível acentuado, entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. Pela vertente de um vale podem circular as águas de um rio (no caso dos vales fluviais) ou alojar-se o gelo de um glaciar (vales glaciares).
Fonte: http://conceito.de/vale


Cordilheira



Uma cordilheira é um conjunto de montanhas que se encontram muitas vezes dispostas de forma paralela
Pela sua dimensão as cordilheiras têm um impacto muito grande no clima das regiões circundantes.



Rio 




Trata-se de uma corrente natural de água contínua que desemboca noutra similar, num lago ou no mar. Ao rio que desagua noutro dá-se-lhe o nome de afluente.
Cada rio possui um caudal, o qual não é propriamente constante ao longo do ano. Nos períodos de maiores precipitações, o caudal aumenta. Porém, se chover pouco ou perante elevadas temperaturas, o caudal baixa e, inclusive, em situações extremas, o rio acaba por secar.

Rede hidrogáfica




Rede hidrogáfica é o nome que se dá ao conjunto formado pelo rio principal, e por todos os seus afluentes e subafluentes (que são rios que desaguam em afluentes doutros rios).

1 comentário: